Adriana Vasconcelos
DRT – N° 2614/DF
Direção, roteiro, produção, elaboração e coordenação de projetos audiovisuais.
Formação Acadêmica
Conclusão em 2010
Mestrado em Arte - Pesquisa em processos composicionais para a cena – Universidade de Brasília.
Conclusão em 1992
Bacharelado em Comunicação Social com habilitação específica em Cinema – Universidade de Brasília
Curso Complementar
2016
American Film Showcase para Produtores Independentes ministrado por Ramona Diaz e Lacey Schwartz. Apoio da Embaixada dos EUA.

Experiência Profissional
Entre os diversos trabalhos audiovisuais realizados ao longo de sua carreira destaca-se seus projetos autorais - todos protagonizados por personagens femininos - os curtas: ‘Só Sofia’ (2004/16mm); ‘Senhoras’ (35mm/2010) e ‘Fragmentos’ (DCP/2014); filmes que foram premiados e participaram de Festivais no Brasil e no exterior, com destaque em países como Argentina, Cuba, EUA, França e Portugal, entre outros.
Seu primeiro longa-metragem, ‘Mãe’(DCP/2019), estreou em Festivais em Lisboa (Portugal) e deu a Adriana o prêmio de Melhor Direção na Mostra Brasília do 52º FBCB, a estreia nos cinemas aconteceu em abril de 2023 no Estação Net Botafogo no Rio de janeiro. Nos streamings o filme pode ser visto no Now da Claro Net e no Looke
Além dos filmes de caráter autoral Adriana realizou em sua carreira de quase 30 anos de atividade constante diversos trabalhos em diferentes linguagens, mídias e plataformas. Como por exemplo, o programa “Retratos Brasileiros” pelo Canal Brasil, em que assumiu as funções de roteiro, reportagem e finalização.

Também enveredou pela Direção de Institucionais e comerciais, entre os quais se destaca a campanha Federal “Aqui tem um Brasil Melhor”, da SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) no governo Dilma, sendo responsável pela Direção dos programas realizados em todo estado do MT.
Ainda em sua carreira pode-se mencionar sua participação em comissões de seleção e júri oficial em festivais de cinema e editais como o DOCTV, a premiação de roteiros audiovisuais realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) ou a curadoria da Mostra de cinema no evento “Outros 50 / Aniversário de Brasília”.
Toda essa gama de trabalhos evidencia a vasta experiência de Adriana Vasconcelos que em 2012 abriu sua própria produtora, a Agridoce Filmes, focada nas mulheres como protagonistas e realizadoras do audiovisual brasileiro.
Mãe
2018-2019
Obra de longa-metragem (ficção/DCP) - Direção, Roteiro, Produção executiva e Produção
Fragmentos
2014
Obra de curta-metragem (ficção/DCP) - Direção, Roteiro, Produção executiva e Produção
Senhoras
2010
Obra de curta-metragem (ficção/35mm) - Direção, Roteiro, Produção executiva e Produção
Só Sofia
2004
Obra de curta-metragem (ficção/16mm) - Direção, Roteiro, Produção executiva e Produção
Links com reportagens sobre a Diretora e suas obras: